A vida dos jacarés: pesquisadora de MT é premiada em congresso nacional 6r141c
A pesquisadora da Embrapa Pantanal Zilca Campos, que estuda conservação e manejo dos jacarés brasileiros desde 1987, recebeu o prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil, no 1º Congresso Brasileiro de Crocodilianos, realizado no dia 14 de agosto. O evento ocorreu de forma online. Com o tema “A pluralidade científica em nome da conservação”, […] o5bp
A pesquisadora da Embrapa Pantanal Zilca Campos, que estuda conservação e manejo dos jacarés brasileiros desde 1987, recebeu o prêmio Zilca Campos de Conservação dos Crocodilianos do Brasil, no 1º Congresso Brasileiro de Crocodilianos, realizado no dia 14 de agosto. O evento ocorreu de forma online.
Com o tema “A pluralidade científica em nome da conservação”, o congresso destacou a união de diversas profissões em prol da preservação dos jacarés do Brasil.

Com participação de pesquisadores do universo crocodiliano de todo o Brasil, o evento teve como principal objetivo a inclusão da sociedade nas questões ambientais.
Sobre a pesquisadora 6o1o55
Zilca Campos é engenheira florestal, mestre em biologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutora em ecologia pela UFMT (Universidade Federal de Minas Gerais).

A pesquisadora conta que as pesquisas com crocodilianos vêm sendo realizadas há mais de 30 anos, gerando informações sobre ecologia, conservação e manejo da espécie do Pantanal e de outras cinco que ocorrem em outros biomas. Desde então, a vida desses animais tem sido contada e documentada em publicações e artigos científicos.
Morte de jacaré y4h65
A Dema (Delegacia Especializada do Meio Ambiente), que investiga a morte de um jacaré no Parque das Águas, em Cuiabá, pediu que seja feita perícia no corpo do animal, assim como o a imagens de câmeras de monitoramento do local.
O jacaré foi encontrado com furos pelo corpo e a cabeça esmagada, na segunda-feira (30). A investigação na Polícia Civil foi aberta depois que a diretoria da empresa responsável pela istração do parque registrou boletim de ocorrência, por suspeita de que a morte tenha ocorrido por ação humana.
A polícia também vai colher o depoimento dos vigilantes que trabalham no parque.
A prefeitura de Cuiabá lamentou a morte pelas redes sociais e esclareceu que o animal em questão não é o “Celso”, jacaré que ficou famoso na cidade depois que foi visto atravessando uma avenida na faixa de pedestres.
A istração municipal também afirmou no post que, desde a criação do parque, em 2016, os animais convivem em harmonia e muita simpatia, “sempre tirando fotos com os visitantes e se portando de forma pacífica”.