Vazio sanitário da soja em MS e MT começa em 15 de junho 6v5n6a
Segundo o Mapa, vazio sanitário da soja nas unidades da federação foi ampliado de 60 para 90 dias 266it
O vazio sanitário para a cultura da soja começa em 15 de junho em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Portaria com os períodos de 20 estados e do Distrito Federal foi publicada, nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial da União.
Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o período mínimo obrigatório de ausência de plantas semeadas ou voluntárias no campo nas unidades da federação foi ampliado de 60 para 90 dias. Com isso, a medida fitossanitária em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso vai de 15 de junho a 15 de setembro de 2022.
LEIA MAIS:
- Estiagem prejudica colheita de soja em MS; confira números
- Cigarrinha-do-milho afeta lavouras e preocupa produtores de MT

Vazio sanitário da soja 4q3d4o
O vazio sanitário é o período contínuo em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
A ferrugem asiática é considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde o fungo foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.
A soja é o principal produto de exportação brasileira, e atingiu, em 2021, uma produção de 134 milhões de toneladas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
VEJA A PORTARIA COMPLETA DO MAPA.
Fale com o PP 1c485x
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.