Safra de soja: estiagem reduz em 8,5% previsão da produção em MS 5b2x5
Mais de 25% de toda a área plantada são consideradas ruins por causa da falta de chuva 192l6a
A queda na produção de soja em Mato Grosso do Sul pode chegar a 8,5% na safra 2021/2022 por causa da estiagem, de acordo com relatório da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do estado).
Mais de 25% de toda a área plantada são consideradas ruins por causa da falta de chuva. A estiagem severa de dezembro já impacta na expectativa da produção, que agora é de 12,164 milhões de toneladas do grão, número menor do que foi colhido na safra ada – 12,773 milhões de toneladas.
O sul do estado é a região mais afetada. Os valores de precipitação acumulada variaram de 0 a 35 milímetros de chuva em dezembro, o que é muito pouco, já que é o período de enchimento dos grãos e as plantas precisam de mais água para se desenvolver. Alguns agricultores estimam prejuízos de até 60%.
CLIQUE AQUI PARA VER O RELATÓRIO COMPLETO

Situação de emergência 61252y
O governo sul-mato-grossense decretou, no dia 4 de janeiro, situação de emergência em todo o estado devido à estiagem e aos prejuízos causados ao setor produtivo.
Para tentar reduzir os prejuízos, a Aprosoja/MS e a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), que monitoram a situação produtiva no estado, pediram ajuda ao governo.
Com a decretação de calamidade pública, o governo ajudará a direcionar recursos para reduzir as perdas, além dos produtores poderem acionar seguros, conseguir ampliação para o pagamento de dívidas junto a instituições financeiras e oportunidade de negociação.
LEIA MAIS: