Área plantada com soja deve ser registrada até 10 de janeiro em MS 2g6m5o
Cadastro das áreas de plantio de soja é obrigatório e ajuda no monitoramento e controle da ferrugem asiática 2k4w4b
Os produtores de soja de Mato Grosso do Sul devem fazer, até segunda-feira (10), o registro das áreas de plantio da safra 2021/2022. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), o cadastro é obrigatório e ajuda no monitoramento e controle da ferrugem asiática no estado.
Para fazer o registro é só ar o site www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio . A não informação ao órgão pode acarretar em penalidades ao produtor.
LEIA MAIS:

Safra de soja 2021/2022 393r4c
Em princípio, a expectativa era que Mato Grosso do Sul atingiria produtividade de até 58 sc/ha, o que novamente seria uma safra recorde considerando ainda a área plantada que é a maior da história (com 3,8 milhões de hectares). Porém, a estiagem fez o setor trabalhar agora com probabilidade de quebra.
O secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, informou que os técnicos estão a campo para fazer um estudo, mas o que se sabe até agora é que em lavouras da região sul (onde estão concentras 65% da área plantada com soja) as perdas estão consolidadas.
Segundo o Monitor de Seca da ANA (Agência Nacional de Água), todos os municípios sul-mato-grossenses estão enfrentando seca de moderada a extrema e as chuvas estão entre 40% a 50% abaixo da média histórica. A tendência é que essa situação perdure até março.
Lembrando que o governo do Estado decretou situação de emergência nas 79 cidades, em função da seca e estiagem.