MS se prepara para vazio sanitário da soja; confira quando começa 33r5w

A medida é importante para se evitar a proliferação da ferrugem asiática, doença causada por um fungo 3k6s3y

Mato Grosso do Sul se prepara para o vazio sanitário da soja; o período em que não se planta e nem se mantém vivas plantas em qualquer fase de desenvolvimento nas lavouras. São 90 dias de “terra limpa”, uma medida importante para se evitar a proliferação da ferrugem asiática, doença causada por um fungo.

O período começa em 15 de junho e vai até o dia 15 de setembro.

replantio de soja (Foto: reprodução)
Replantio de soja (Foto: reprodução)

A ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma doença que afeta significativamente a cultura da soja, podendo causar perdas de até 90% da produtividade se não controlada.

Nesta quarta-feira (21), Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), explicou que nos últimos dez anos, Mato Grosso do Sul saiu de mais de 1 milhão de produtores para 4 milhões em todo o estado, e por isso, a importância em reforçar o período de vazio.

“Dentro disso, existem muitos produtores que talvez desconheçam essa exigência sanitária. Por que o vazio da soja? O vazio da soja ele vai ter entre o dia 15 de junho e 15 de setembro. Não pode ter nenhuma planta porque ela vai ser hospedeira da ferrugem asiática. Então, para se controlar a ferrugem asiática, naturalmente você usa o vazio sanitário. É uma coisa que já é consolidada entre os produtores, mas às vezes tem aquele que está entrando e ele não entende”.

Daniel Ingold

Para evitar o descumprimento da regra, a Iagro reforça a fiscalização, inclusive com uso de satélites.

“Hoje nós temos um trabalho muito forte de inteligência territorial aqui. Então, nós vamos tirar uma imagem de satélite, de alta definição, dentro de um centro de controle e operação. Vamos fazer o mapeamento de onde há possíveis culturas que não deveriam estar lá. Fora isso, existem as fiscalizações normais, rotineiras, que são feitas pela Defesa Vegetal, que percorre as áreas para ver se existe alguma plantação ali”.

Daniel Ingold

O produtor flagrado nesse período é notificado e paga multa.

“Mas é que Iago não está aqui para notificar ninguém. Então, é importante ter essa oportunidade de falar para que a pessoa fique atenta a isso. Que é uma coisa muito interessante e muito importante, que é uma coisa consolidada aqui no estado do Mato Grosso do Sul”.

Daniel Ingold

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Agro! 1w156w

  1. Animais não resistiram ao frio (Foto: Divulgação/Iagro)

    Friozão à vista: nota técnica reúne orientações para evitar morte de animais 3w214r

    A previsão de chegada do primeiro frio intenso deste ano acendeu alerta...

  2. Fávaro: Brasil pode ser declarado livre de gripe aviária em até 28 dias 274g5h

  3. Lula lança Programa Solo Vivo em MT e promete recuperação de áreas degradadas 6e4r40

  4. Dia Nacional do Café: MT celebra avanço da produção e conquista de espaço no mercado 5n6120

  5. Lula visita lavoura em MT; governador participa mas evita aproximação 551p4t

  6. Lula visita MT para lançar programa de recuperação de solos e entregar títulos de terra 47576p