Ministério da Agricultura libera plantio da soja em fevereiro em MT 2x602x
Uma portaria publicada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nessa quarta-feira (1º) autorizou o plantio de soja para a safra 2021/2022 até o dia 3 de fevereiro em Mato Grosso. Até então, prazo máximo para semeadura era dia 31 de dezembro. O plantio no mês de fevereiro era uma demanda dos produtores mato-grossenses, […] 3y3s68
Uma portaria publicada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nessa quarta-feira (1º) autorizou o plantio de soja para a safra 2021/2022 até o dia 3 de fevereiro em Mato Grosso. Até então, prazo máximo para semeadura era dia 31 de dezembro.
O plantio no mês de fevereiro era uma demanda dos produtores mato-grossenses, que afirmam, com base em estudos, que o melhor período para produção de sementes é o mês de fevereiro.

A Portaria nº 389 de 1º de setembro de 2021, do Mapa, estabelece os calendários de semeadura da oleaginosa nos estados produtores. Em Mato Grosso, esse período começa em 16 de setembro deste ano.
Para a Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), o calendarização anterior estabelecida em 2015 não representava a realidade vivida pelo produtor no campo e diz que há comprovação científica de que há melhor qualidade do grão quando plantado para semente em fevereiro.
Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. Foram produzidos 35,87 milhões de toneladas em 2020/2021. A colheita desta safra já está encerrada e mantém o Brasil como o principal produtor mundial, com colheita recorde de 135,9 milhões de toneladas, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).