Ministério da Agricultura confirma caso de mal da vaca louca em MT 5363y
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmou, na manhã deste sábado (4) dois casos de mal da vaca louca em frigoríficos de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, e em Belo Horizonte (MG). De acordo com a pasta, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) já foi notificada oficialmente. A confirmação dos […] 5n4h6i
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmou, na manhã deste sábado (4) dois casos de mal da vaca louca em frigoríficos de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, e em Belo Horizonte (MG). De acordo com a pasta, a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) já foi notificada oficialmente.
A confirmação dos dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) foi feita por laboratório de referência da OIE, em Alberta, no Canadá, na sexta-feira (3).

Por causa dos dois casos, as exportações de carne bovina para a China foram suspensas temporariamente, em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre o país e o Brasil.
Em evento em Mato Grosso do Sul neste sábado, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse tratam-se de casos isolados e que não há risco para a saúde da população.
“Os casos atípicos, a Organização Internacional da Epzootias, a OIE, não considera como risco. Já mandamos um protocolo e vamos aguardar agora um retorno (…). Mas aí eu quero só tranquilizar a população: é um caso atípico, não tem problema para a saúde pública. Os casos foram isolados e, enfim, agora o Ministério vai tomar todas as providências”, disse.
Mato Grosso tem o maior rebanho do país, com 30 milhões de cabeça de gado.
Neste sábado, instituições ligadas à agropecuária no estado se manifestaram sobre o assunto. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) disse que monitora a situação e está tomando todas as providências junto ao Mapa. Já Francisco Manzi, diretor técnico da Acrimat, disse esperar que em breve a carne mato-grossense “possa voltar a fazer parte da mesa dos consumidores mais exigentes em qualidade e sanidade do mundo”.
Animais velhos 5a682g
Segundo o Mapa, os dois casos eram em vacas de descarte com idade avançada que estavam deitadas no curral e foram detectados durante inspeção.
O ministério disse também que a doença detectada nos dois estados ocorre de maneira espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados.
Estes são o quarto e quinto casos de mal da vaca louca em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou a ocorrência de caso de EEB clássica, diz o Mapa.