Inovação no campo: tecnologia tem sido aliada no plantio em MT 6l4e6m
Especialista ressalta que se o produtor não pensar em tecnologia no campo, ele perde em eficiência, produtividade e tempo 5z485z
Acompanhar de perto o desenvolvimento das plantações, desde a semeadura até a colheita, é fundamental para garantir a produtividade e o sucesso da safra.

Mas, e se são quilômetros de área plantada? Isso é possível com inovações tecnológicas, que proporcionam ferramentas que trazem para o agricultor, em tempo real, um verdadeiro retrato de como está a lavoura.
João Vitor Martins Aguiar, de 21 anos, e o irmão Pedro Aguiar, de 23 anos, da Fazenda 3 Irmãos, em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, cultivam soja e algodão em 1.350 hectares e, desde 2020, quando assumiram a istração da propriedade após a morte do pai, acompanham o desenvolvimento da lavoura por uma plataforma.
Leia mais n1u6n
O que antes era feito a olho nu, ou a ser digital. Pelo celular, através do aplicativo da Field Manager eles gerenciam os talhões, as áreas de solo que representam a unidade mínima de cultivo.
“Eu e meu irmão já fazíamos meio que no olhômetro. Ia na lavoura, olhava e fazia a taxa variável na plantadeira e regulava. Mas, com esse sistema, de forma automatizada, via satélite é mais assertivo”, afirma João Vitor.
Com a ferramenta, o agricultor visualiza toda a área e consegue colocar um número maior de sementes em locais que precisam mais, o que no final se converte em produtividade da colheita.
“O talhão, por exemplo, não é igual um campo de futebol, que é parelho. Na parte que era mais produtiva a gente colocava 18 sementes e na que era menos também. Mas, com o mapa, consegui tirar duas sementes da parte que já é muito produtiva e baixei para 16, para tentar padronizar o talhão”, conta.
Leia mais n1u6n
Além do rendimento variável da terra, as poucas chuvas do ano anterior também estavam entre as preocupações. Mas, o agricultor afirma, que mesmo com a escassez de água, teve pouca perda de plantas, devido a ferramenta digital.
“Consegui tirar da parte que já era boa e colocar na parte ruim. Com isso, com certeza vou ter mais produtividade. No começo, eu e meu irmão desconfiamos da eficiência da ferramenta. Mas, depois que você testa o programa, vê que só tem a ganhar”.