Europeus vão comer menos carne brasileira 5n693
Redes europeias de supermercados e fabricante de alimentos boicotam carne brasileira eq29
O Brasil sofreu um corte na carne, literalmente, nesta quarta-feira (15). Seis redes europeias de supermercados, além de um fabricante de alimentos, anunciaram que não vão mais vender carne bovina brasileira. O mesmo vale para produtos ligados que tenham carne ligados à empresa brasileira JBS. O motivo tem a ver com meio ambiente.

As recentes denúncias de destruição da Floresta Amazônica são motivo de reclamação por parte dessas redes. Essas seis redes são o grupo holandês Ahold Delhaize. Incluem as marcas Delhaize e Albert Heijn, além da também holandesa Lidl Netherlands, que pertence ao grupo alemão Lidl. Também a belga Carrefour Belgium, subsidiária do grupo francês de mesmo nome, está entre as redes, além da sa Auchan e as britânicas Sainsbury’s e Princes Group.
“Esses não são compromissos vagos ou anúncios bonitinhos que ficam bem em comunicados de imprensa, mas uma série de ações comerciais concretas adotadas por algumas das maiores redes de supermercado da Europa para parar de comprar e vender carne bovina de uma empresa e de um país que fizeram muitas promessas, mas apresentaram poucos resultados”, afirmou o diretor para a Europa da Mighty Earth, Nico Muzi.
Leia também 477222
Baratas andam em meio a alimentos dentro de hospital no MT
Sobrevivência: cinco hospitais estão com UTIs. Confira!
A decisão foi tomada depois que uma investigação das ONGs Repórter Brasil e Mighty Earth acusou a JBS de adquirir reses criadas em áreas desmatadas, dentro de um esquema conhecido como “lavagem de gado”. Significa que o gado criado em áreas desmatadas é transferido para uma fazenda regularizada e depois vendido para o abate. É assim que os criadores mascaram a origem da carne.