China libera carne brasileira certificada antes de embargo por mal da vaca louca 6e1u5b

A China vai aceitar pedidos de importação de carne bovina do Brasil que tenha recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro, quando começou o embargo do país asiático ao produto brasileiro devido a dois casos atípicos do mal da vaca louca. O anúncio das autoridades alfandegárias chinesas foi feito nesta terça-feira (23). Quando a […] 3u3ot

A China vai aceitar pedidos de importação de carne bovina do Brasil que tenha recebido certificado sanitário antes de 4 de setembro, quando começou o embargo do país asiático ao produto brasileiro devido a dois casos atípicos do mal da vaca louca. O anúncio das autoridades alfandegárias chinesas foi feito nesta terça-feira (23).

Quando a suspensão das exportações brasileiras começou, a carne que já estava nos portos continuou sendo exportada, mas a maioria não ou pela alfândega na chegada à China. Agora, com a liberação, fica permitido que esses carregamentos retidos sejam liberados.

O Brasil é o principal fornecedor de carne bovina da China, correspondendo a cerca de 40% de suas importações.

WhatsApp Image 2021 12 23 at 20.03.15
Mal da vaca louca é confirmado no Brasil. (Foto: Juacir Rodrigues/ Arquivo pessoal)

Mal da vaca louca x China 1t2h6s

Os dois casos foram detectados em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e de Belo Horizonte (MG), e confirmados pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) no dia 4 de setembro. Os dois foram considerados “atípicos” por serem de um tipo espontâneo, e não por transmissão no rebanho.

De acordo com a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), casos assim não oferecem riscos à saúde humana e animal, e são em geral detectados em bovinos mais velhos.

Desde que os dois casos foram anunciados, o Brasil também notificou dois registros de distúrbio neurodegenerativo em pessoas, embora autoridades tenham dito que eles não estavam relacionados ao consumo de carne bovina.

Leia também em Agro! 1w156w

  1. Lotes e marcas de café impróprios para consumo; veja lista do Mapa 3d3k4w

  2. Animais não resistiram ao frio (Foto: Divulgação/Iagro)

    Friozão à vista: nota técnica reúne orientações para evitar morte de animais 3w214r

    A previsão de chegada do primeiro frio intenso deste ano acendeu alerta...

  3. Fávaro: Brasil pode ser declarado livre de gripe aviária em até 28 dias 274g5h

  4. Lula lança Programa Solo Vivo em MT e promete recuperação de áreas degradadas 6e4r40

  5. Dia Nacional do Café: MT celebra avanço da produção e conquista de espaço no mercado 5n6120

  6. Lula visita lavoura em MT; governador participa mas evita aproximação 551p4t