Brasil deve ter safra recorde de grãos com mais de 330 milhões de toneladas em 2025 675k69

Previsão é de safra de grãos promissora impulsionada por expansão de área e clima favorável 4j666r

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em seu 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, uma projeção otimista para a colheita, estimando um volume recorde de 330,3 milhões de toneladas.

Este número representa um aumento significativo de 10,9% em relação à safra anterior, equivalente a 32,6 milhões de toneladas adicionais.

Imagem mostra colheita de grãos em MT
Foto: Ilustrativa | Crédito: Governo de MT)

O crescimento previsto é atribuído a dois fatores principais: a expansão da área plantada, que alcançou 81,7 milhões de hectares, um aumento de 1,7 milhão de hectares em comparação com o ciclo anterior, e as condições climáticas favoráveis que beneficiaram as culturas de primeira safra nas principais regiões produtoras do país.

A Conab também observa que as perspectivas climáticas positivas continuam a influenciar o desenvolvimento das culturas de segunda safra, o que deve resultar em uma recuperação da produtividade, estimada em 8,6%, atingindo 4.045 quilos por hectare.

Soja e milho lideram produção 5g712h

A soja permanece como a principal cultura, com uma estimativa de produção de 167,9 milhões de toneladas, um aumento de 20,1 milhões de toneladas em relação à safra ada.

O Centro-Oeste, maior produtor de soja do Brasil, deve alcançar um novo recorde de produtividade, com 3.808 quilos por hectare.

Colheita de Milho
Início da colheita do milho em MT

Em Mato Grosso e Goiás, a colheita está em fase final, com produtividades médias de 3.897 e 4.122 quilos por hectare, respectivamente.

A produção total de milho, considerando as três safras, é estimada em 124,7 milhões de toneladas, um aumento de 9 milhões de toneladas em relação ao ciclo anterior.

Outras culturas e comércio 6pl1v

A produção de algodão também apresenta perspectivas positivas, com uma área plantada de 2,1 milhões de hectares e uma produção de pluma estimada em 3,9 milhões de toneladas.

A colheita de arroz avança em ritmo acelerado, impulsionada por condições climáticas favoráveis. A produção de feijão deve atingir 3,3 milhões de toneladas, com um aumento de 2,1% em relação à safra anterior.

Com o aumento na produção de milho, a Conab elevou as projeções de consumo interno para 87 milhões de toneladas e de exportação para 34 milhões de toneladas.

O estoque final do grão é estimado em 7,4 milhões de toneladas. O cenário para o algodão é semelhante, com aumento na produção e no consumo.

Leia também em Agro! 1w156w

  1. Febre aftosa

    MS é reconhecido mundialmente como área livre da febre aftosa 3h45i

    Mato Grosso do Sul foi oficialmente reconhecido como área livre de febre...

  2. Gripe aviária: 24 países suspendem compra de carne de frango do Brasil i1u5l

  3. Lotes e marcas de café impróprios para consumo; veja lista do Mapa 3d3k4w

  4. Animais não resistiram ao frio (Foto: Divulgação/Iagro)

    Friozão à vista: nota técnica reúne orientações para evitar morte de animais 3w214r

    A previsão de chegada do primeiro frio intenso deste ano acendeu alerta...

  5. Fávaro: Brasil pode ser declarado livre de gripe aviária em até 28 dias 274g5h

  6. Lula lança Programa Solo Vivo em MT e promete recuperação de áreas degradadas 6e4r40