Apesar de queda, Mato Grosso se mantém líder com maior rebanho do país r4d2t

O levantamento foi feito entre os meses de novembro e dezembro do ano ado 245n17

O estado de Mato Grosso continua sendo o que tem o maior rebanho bovino do país, com 34,1 milhões de cabeças de gado. Os dados do Indea-MT (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado) foram divulgados nessa terça-feira (27). A pesquisa anterior somava 34,4 milhões.

Febre Aftosa: MT está fora da 1ª etapa e não precisa aplicar vacina em rebanho
Estado tem 34,1 milhões de cabeça de gado. (Foto: Reprodução)

O levantamento foi feito na 2ª campanha estadual de atualização de estoque de rebanho, entre os meses de novembro e dezembro do ano ado.

Em relação à última pesquisa, houve uma queda no número do rebanho. No levantamento realizado entre 1º de maio e 15 de junho de 2023 pelo Indea, o rebanho somava 34,4 milhões.

O levantamento atual mostra que o estado contabilizou um total de 109.751 estabelecimentos rurais com bovinos e de 126.441 produtores rurais. Desse total, 98,89% realizou em dezembro ado a comunicação do estoque de rebanho. Apenas 1.404 não realizaram o informe dentro do período, e ficaram sujeitos a multas.

Dez municípios concentram um quarto de todo o rebanho, sendo eles: Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã. Juntos, eles têm 8,6 milhões de cabeças de gado.

Rebanho menor 1o124l

João Marcelo Néspoli, coordenador de Defesa Sanitária Animal, explica que essa diminuição de 346,7 mil animais de uma campanha estadual para outra se deve principalmente ao aumento no número de abates, e, dentro desse cenário, o crescimento do abate de fêmeas. Em 2023, Mato Grosso abateu 400 mil matrizes a mais do que em 2022.

Na avaliação dele, com menos matrizes, a propriedade reduz a produção de bezerros, o que também contribui para a diminuição do rebanho.

A análise do Instituto apontou ainda que houve aumento no abate de fêmeas acima de 36 meses, que é uma faixa etária de matrizes. Fêmeas criadas para o abate vão para os frigoríficos antes dessa idade.

Leia mais n1u6n

  1. Atualização de rebanho: prazo para comunicar Indea encerra hoje em MT m214q

  2. É hora de atualizar o rebanho e produtores precisam informar dados w6049

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Agro! 1w156w

  1. Gripe aviária: 24 países suspendem compra de carne de frango do Brasil i1u5l

  2. Lotes e marcas de café impróprios para consumo; veja lista do Mapa 3d3k4w

  3. Animais não resistiram ao frio (Foto: Divulgação/Iagro)

    Friozão à vista: nota técnica reúne orientações para evitar morte de animais 3w214r

    A previsão de chegada do primeiro frio intenso deste ano acendeu alerta...

  4. Fávaro: Brasil pode ser declarado livre de gripe aviária em até 28 dias 274g5h

  5. Lula lança Programa Solo Vivo em MT e promete recuperação de áreas degradadas 6e4r40

  6. Dia Nacional do Café: MT celebra avanço da produção e conquista de espaço no mercado 5n6120